A
Intertextualidade das obras literárias
O Brasil já serviu de palco para as mais
variadas e diferentes escolas literárias como o Romantismo, o Naturalismo e o
Realismo. Outras que se destacaram foram o Parnasianismo, movimento literário
essencialmente poético que surgiu primeiramente na França, em 1850, e o
Simbolismo, tendência literária da
poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como
oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. Alguns textos se tornaram conhecidos como a crônica “Antônio
Conselheiro”, escrita por Olavo Bilac, considerado por alguns como o maior
escritor do Parnasianismo, o soneto “XIII-Via Láctea”, produzido novamente por
Olavo Bilac e o livro “Missal”, escrito pelo poeta João da Cruz e Souza.
O soneto de Olavo Bilac, escrito em 1888, contêm 14 versos e quatro estrofes. Não apresenta refrão. Apresenta uma
métrica fixa com 10 sílabas poéticas, sendo, portanto, versos decassílabos, o que
é uma característica marcante do movimento parnasianista (métrica rigorosa).
Nele se percebe uma certa admiração pelos astros (sol, estrelas), ou seja, pela
natureza, outra característica da escola literária. O eu lírico conta a
história de um amigo que diz se comunicar com a via láctea, enquanto o primeiro
acusa-o de ser louco.
O livro escrito por Cruz e Souza em 1893,
foi produzido em prosa e faz parte da escola literária do Simbolismo. Por ser
ainda a sua primeira obra na linha simbolista, não consegue atingir a
sublimidade e a alquimia verbal que existiam nas suas realizações anteriores. É
importante se lembrar que a poesia brasileira praticamente desconhecia a prosa
entre suas publicações, o que obrigou a um certo estranhamento ao "Missal".
Seu livro abandonava o dignificado explícito e lógico para buscar a ilogicidade
e a sugestão vaga, regras de fundamental importância para a poética simbolista.
O conteúdo do "Missal" é como uma prece ou oração à Deus, portanto,
se percebe religiosidade na obra de Cruz e Souza.
A crônica "Antônio Conselheiro",
também do consagrado escritor parnasianista Olavo Bilac, foi escrito em 1896 e
é uma forma encontrada pelo autor para criticar como um caso insignificante,
sem importância, ganha enormes dimensões no Brasil. Também não deixa de expor a
sua opnião sobre o líder do movimento de canudos, que, pelo menos para ele,
seria um salteador neurótico, um criminoso que deveria ser enxotado com pedras
e armas de fogo. Se mostra preconceituoso e sem conhecimento sobre
"Antônio Conselheiro". Essa foi a sua primeira crônica sobre o tema,
ainda no começo do conflito que aconteceu no nordeste brasileiro.
Um fator que certamente pode ser utilizado
para definir semelhanças entre os textos é as escolas literárias a que
pertencem. O primeiro e o terceiro analisados fazem parte do parnasianismo,
enquanto o segundo (Missal) pode ser caracterizado como uma obra simbolista. As
estórias, no entanto, praticamente não apresentam pontos em comum, já que falam
sobre temas e assuntos distintos. Quanto a época em que foram escritos, os três
se assemelham: foram produzidos no final do século de 1880-1890. Sobre esse
aspecto, uma curiosidade é que o soneto "XIII-Via Láctea", de Olavo
Bilac foi escrito no mesmo ano em que a escravidão foi abolida no Brasil. Isso
não parece ter influenciado na construção e no conteúdo do poema. Algumas
características como um alto nível de descrição estão presentes tanto no livro
de Cruz e Souza quanto na crônica "Antônio Conselheiro", mesmo sendo
de escolas literárias diferentes.
E assim se assemelham os textos:
características simples em suas estruturas, sem muitas semelhanças nas suas
estórias. Como obviamente se deve esperar, cada texto possui semelhanças quase
que totalmente apenas com as regras propostas para os seus estilos literários.
Não há muito à se esperar de diferente quando se fala sobre a estrutura deles,
já que seguem praticamente à risca as definições dos movimentos pertencentes.
Grupo: Rhana-Rômulo-Samantha
As divas e a Rominho...(srs)... No texto de vocês há muitos errinhos de concordância (coesão e coerência); não seguiram a estrutura solicitada (capa, sumario, epígrafe, introdução, desenvolvimento e conclusão);e foram muito superficiais na análise, ponto chave do trabalho. Poderia ter sido mais desenvolvida, mais enfática na relação entre obra e movimento. =D
ResponderExcluir