quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A intertextualidade entre as obras

 
A intertextualidade pode ser entendida como um texto embasado no outro, ou até mesmo a capacidade de relacionar textos com assuntos semelhantes. A crônica de Olavo Bilac ”Trabalho Feminino” , uma parte do soneto XIII via láctea Olavo Bilac, e uma parte do livro “ Missal ” no capitulo “Mulheres” de Cruz e Souza, nestes três pode-se perceber um assunto que predomina sobre os outros, a o amor pela mulher.
Embora não tão claro este amor pela mulher no soneto de Olavo Bilac, está subentendido em seu verso que diz sobre amar as estrelas para entendê-las, podendo relacionar com as mulheres, pois sempre dizem que são complicadas, e mesmo assim não conseguindo viver sem elas. Seguindo a ideia de que os homens não podem vivem sem elas, Olavo Bilac também trata do sentimento de necessidade para com as mulheres, em sua crônica ”trabalho feminino”. Neste trabalho de Olavo Bilac, ele conta a historia do sofrimento das mulheres, em especial de uma mulher que lhe foi negado o requerimento para entrar em um concurso para o Ministério da fazenda, com argumentos apenas por que era mulher. No tempo em que a sociedade era machista, e quando os homens não reconheciam o valor das mulheres, embora enalteça  a força, o trabalho que a mulher representa, principalmente em casa, com seu afeto e trabalhos domésticos e cansativos, sendo esta também uma visão machista.
Na crônica de Bilac também havia uma idealização da mulher, da heroína que era a rainha do lar, e que tinha totais condições de trabalhar de igual com o homem, mulher esta que nunca para de trabalhar. Que é necessária apesar de renegada, e nesta necessidade reside a intertextualidade do capitulo “Mulheres no livro ”Missal” de Cruz e Souza.  Os autores exaltam e endeusam uma mulher na visão dos artistas, que observam bem suas curvas e todas as suas características, tratam dedo conhecimento da necessidade carnal e amorosa da mulher para ser feliz. Disserta da importância da fecundidade, do “pólen da vida”, assim como a complexidade da mulher tratada também no soneto, que também embora complexa e múltipla, sempre indispensável, e em relação à crônica de Bilac, Cruz e Souza também fala sobre a facilidade com que as mulheres trabalham e resolvem as coisas.
Olavo Bilac E Cruz e Souza em suas obras discorrem sobre as mulheres de forma que suas ideias  converge em um ponto em comum, o fato de que mulher é sinônimo de amor e força, que não deve deixar de se impor e lutar por seus direitos de trabalho, como na crônica de Bilac, e ter noção de sua importância, como a exaltação da mesma no livro “Missal, e assim saber que impossível viver sem ela, a mulher. 
 
Referencias:
http://www.consciencia.org/trabalho-feminino-cronica-de-olavo-Bilac
http://literandocpm.blogspot.com.br/2010/10/via-lactea-soneto-xiii-olavo-bilac.html
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/missal-1.htm#oas
 
 
Grupo:
- Clara Emanuelle
-Nayara Guimarães
- Raphael Vieira

4 comentários:

  1. Bem, galerinha... O texto de vocês não apresentou a estrutura solicitada (capa, sumario, epígrafe, introdução, desenvolvimento e conclusão); há alguns errinhos de concordância e a análise, ponto chave do trabalho, poderia ter sido mais desenvolvida. Foram muito superficiais. =D

    ResponderExcluir
  2. 3-7-2-10-16-3-10-16-3-10-16 - Titanium-Arts.com
    3-7-2-10-16-3-10-16-3-10-16. TIGERATE. $0.00, $0.00. 1st 3-7-2-10-16-3-10-16. ti89 titanium calculators 1st 7-5-4-7-2-10-16. $0.00, $0.00, 1st 1x 3-7-2-10-16-3-10-16-3-10-16. titanium exhaust tips 1st ford edge titanium for sale 8-6-4-7-2-10-16-3-10-16. 0x titanium properties 3-7-2-10-16-3-10-16. titanium nose hoop 1st 7-5-4-

    ResponderExcluir