quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Intertextualidade (Parnasianismo e Simbolismo)

Intertextualidade

INTRODUÇÃO
O parnasianismo e o simbolismo foram movimentos que deixaram marcas na cultura brasileira, ambos surgiram a partir da poesia, porém enquanto o parnasianismo era contrario ao sentimentalismo romântico que, segundo eles, retirava as verdadeiras características da poesia, o simbolismo se apropria desses princípios.
O objetivo deste trabalho é analisar as características literárias do parnasianismo e do simbolismo identificando aspectos da forma, conteúdo e ideias implícitas aos mesmos. 
As obras adotadas foram: A crônica “Antônio Conselheiro” de Olavo Bilac, O soneto XIII- Via Láctea do mesmo autor e o poema Oração ao soldo livro “Missal” de Cruz e Sousa. Dessas poderemos partir para uma análise histórica de contexto e ordem cronológica e posteriormente estudá-las a partir de um ponto.
Não por acaso foram escolhidas obras de Olavo Bilac, o chamado príncipe do parnasianismo, ele consegue manter as rigorosas regras do movimento apesar de fazer uso de conteúdos românticos. Cruz e Sousa apesar de ter herdado a linguagem requintada do parnasianismo trouxe também a criatividade, e inaugurou o simbolismo no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
1. Histórico e contextualização por ordem cronológica
A obra Via Láctea de Olavo Bilac foi publicada no ano de 1888, ano em que foi abolida a escravidão no Brasil coincidindo assim com sua estreia literária. Nesse contexto de transição do século XIX para o XX se misturavam escritores realistas e parnasianistas com ainda presentes vestígios do romantismo.
O parnasianismo é contrário ao romantismo, queriam retirar essa essência dos poemas e instalar uma nova: Arte pela arte. Essa característica parte do suposto de que a arte é autossuficiente, justificada apenas por sua beleza formal, mostrando-a sem utilidade ou compromisso.
Outra importante característica desse movimento é o culto as formas, a arte parnasiana propôs uma linguagem mais objetiva, porem requintada, elaboração formal com rimas ricas e metrificação rigorosa. Havia ainda a preferencia pelo soneto e o uso da descrição. Olavo Bilac foi um importante autor parnasiano, uma de suas obras de grande importância é o hino da bandeira, que mantém as características citadas acima.
No soneto XIII é perceptível à presença da formalidade na escrita, rimas ricas e a metrificação, porém com fundo romântico.
O livro “Missal” publicado no ano de 1893 é considerado o início do simbolismo no Brasil, o movimento nasceu quando o parnasianismo pairava em prestigio, portanto não foi muito bem aceito. O Brasil estava em um contexto de instalação da republica, e ao mesmo tempo da entrada de imigrantes iniciando um processo de urbanização e crescimento acelerado.
O simbolismo vinha de uma atmosfera que retoma aspectos românticos, como por exemplo, a clara característica do subjetivismo, representando uma ruptura radical com o realismo e o naturalismo. Ele trás consigo novas propostas estéticas, estando intimamente ligadas à filosofia, as ciências da natureza, volta seu ideal ao sentimento, espirito e etc.
Uma das características principais era o individualismo, com uma visão pessoal da realidade e não se preocupavam com princípios estéticos que se aplicavam ao parnasianismo. O transcendentalismo com a fala sugestiva, utilizando de artifícios como metáforas, colocando a intuição acima da lógica e a composição de versos utilizando a musicalidade das palavras eram características do movimento.
“Antônio Conselheiro” é uma crônica de Olavo Bilac lançada em 1896, ano em que ocorreu a Guerra de Canudos na Bahia, nesse mesmo ano também ocorreu à primeira epidemia de febre amarela em São Paulo.
2. Análise das obras pelo tema
O Soneto XIII gira em torno do autor que conversa com as estrelas e é capaz de ouvi-las, e nesse contexto as outras pessoas acreditam que ele perdeu o senso ou enlouqueceu, porém ele esclarece que é necessário amá-las para entender e ouvi-las. O autor fala das estrelas como se fosse a mulher amada, com quem ele nunca foi correspondido, assim passa as noites a imaginar conversas com essa pessoa.
“Oração ao Sol” presente em “Missal” retrata uma oração marcada pelo subjetivismo e pela transcendência, ao fazer essa oração ele se mostra contra o parnasianismo pedindo proteção dos chamados “papas” e cultua o sol, como um elemento espiritual. Tem o aspecto individual de uma oração e o uso da linguagem rebuscada, características do simbolismo.
A obra mais criticada é “Antônio Conselheiro”, pois Olavo Bilac escreveu a narração como se fosse o próprio diabo, sem dar a real importância para o fato ocorrido e descrevendo Antônio Conselheiro como um louco e criminoso sem analisar o contexto social envolvido.
CONCLUSÃO
Ao estudar essas obras constatamos que elas traçam uma exemplificação do parnasianismo e do simbolismo, apresentando características que se diferem em vários aspectos apesar de terem uma origem parecida. As únicas semelhanças que são possíveis inferir é a data em que foram lançadas, fim do século XIX, e a presençada crônica e do soneto no movimento parnasianista. O que se pode notar é que as três obras utilizam o recurso da intertextualidade, no soneto com o romance de Olavo Bilac, na crônica com o momento histórico da Guerra de Canudos e na “Oração ao Sol” com critica aos parnasianistas.

Estudar obras desse período é uma forma de aprender sobre essas características literárias, compará-las permite uma melhor compreensão de aspectos que vão além do que está escrito, passando assim a analisar as emoções do autor. Daí a importância de pesquisar e conhecer acerca das composições literárias e seus movimentos. 
BIBLIOGRAFIA

GRUPO
Fernanda 
Gustavo 
Macksine 

Um comentário:

  1. Bem,
    O texto de vocês não apresentou a estrutura solicitada (capa, sumario, epígrafe, introdução, desenvolvimento e conclusão), embora tenham seguido grande parte do solicitado. A análise, ponto chave do trabalho, poderia ter sido mais desenvolvida. Vocês utilizaram informações pertinentes, entretanto, não conseguiram chegar à concretude do que fora pedido. Foram muito detalhistas, em relação ao movimento, mas pouco enfáticos na relação às obras.. =D

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